sexta-feira, 6 de julho de 2007

seção dos utensílios domésticos


Há muito o que se refletir sobre a cozinha. Não estou falando só de cheiros e gostos, mas sobre o conceito "cozinha" no Brasil. Sobre asseio e zelo, que são mais importantes na cozinha do que em qualquer outra parte da casa. Me fale o que é essa cisma com panos de prato, forrinhos e até as famosas capas para botijão de gás, liquidificador e, é verdade, até pro computador (que não fica na cozinha, mas que foi engolido pelas capas).

Na minha terra, os forrinhos são muito importantes. É necessário um emprego significativo deles, já que custam trabalho das "veinhas" e das tias e das avós. É importante dar importância a eles. Por isso, eles estão nas estantes torneadas e escuras da sala (talvez hoje substituídas pelos hacks, ou racks, hacker? como é que fala isso mesmo?), sobre a televisão, sobre o rádio, sobre a geladeira e, incrivelmente, dentro da geladeira, para enfeitar cada prateleira.

Ai, que saudade de me entreter no sofá com as bolinhas do croché da almofada, ou com aquele pom-pomzinho que tinha na ponta... (Sem malícia, senhores, por favor, isso aqui é uma casa de família...)

Nenhum comentário: